Filotaxia


É o modo de inserção das folhas ao longo dos ramos.

Alterna

Onde as folhas se inserem uma por nó (plano caulinar), em diferentes pontos do ramo.

Exs: Nectandra lanceolata, Ocotea diospyrifolia, Ocotea puberula

 

Alterna-Distíca: quando as folhas ocorrem em duas fileiras ordenadas ao longo do ramo, formando um único plano.

Exs: Annona crassiflora, Annona neosalicifolia, Annona sylvatica, Casearia decandra, Casearia sylvestrisTrema micrantha, Xylopia aromatica

 

Alterna-Espiralada: quando as folhas encontram-se dispostas em mais de um plano, normalmente formando uma espiral, descrevendo um curso helicoidal ao longo do ramo.

Exs: Araucaria angustifolia, Aspidosperma australe, Erythrina falcata, Kielmeyera rubriflora, Myrsine umbellata, Roupala montana var. montana, Sapium haematospermum, Zanthoxylum rhoifolium

 

Oposta

Define-se pela inserção das folhas sempre em pares, em cada nó. É um padrão bastante comum em nossas florestas, sendo encontrada em numerosas mirtáceas e rubiáceas.

 

Oposta-dística: quando os pares de folhas apresentam-se no mesmo plano.

Exs: Curitiba prismatica, Eugenia uniflora, Myrciaria delicatula, Strychnos brasiliensis

 

Oposta-Cruzada: onde os pares de folhas dispõem-se perpendicularmente entre si, formando ângulo de 90°. Este padrão encontra-se em numerosas bignoniáceas, melastomatáceas e em árvores de outras famílias botânicas, como no tarumã (gênero Vitex).

 

Exemplos com folhas simples: Miconia cinerascens, Myrceugenia miersianaPlinia peruviana, Psychotria vellosiana, Rudgea jasminoides, Tabebuia cassinoides

 

Exemplos com folhas compostas-pinadas: Tecoma stans

 

Exemplos com folhas compostas-bipinadas: Jacaranda cuspidifolia, Jacaranda micrantha, Jacaranda puberula

 

Exemplos com folhas compostas-digitadas: Handroanthus chrysotrichusHandroanthus umbellatus, Tabebuia aurea, Vitex megapotamica

 

Há casos em que a filotaxia aparente não corresponde à filotaxia real de uma planta. As jabuticabeiras (Plinia peruviana), por exemplo, apresentam normalmente folhas opostas dispostas num mesmo plano, como se fossem dísticas. No entanto, nota-se que o pecíolo sofre uma torção tal que suas folhas, originalmente opostas cruzadas, são posicionadas à maneira de opostas dísticas.

 

Verticilada

Caracteriza-se onde mais de duas folhas se inserem no mesmo nó.

 

Exs: eventualmente em Aegiphila integrifolia, Nerium oleander, Rauvolfia sellowii

 

Congesta (rosulada)

Diz-se de folhas agrupadas na extremidade do ramo. Pode ser encontrada tanto em espécies com folhas alternas quanto opostas.

 

Exemplos de alternas-congestas: Ocotea elegans, Ocotea odorifera

 

Exemplos de opostas-congetas: Byrsonima verbascifolia, Randia ferox, Tabernaemontana catharinensis

31 comentários

    1. Olá Caio!

      Veja que no abacateiro (Persea americana) as folhas se inserem uma por nó e se dispõem em mais de um plano:

      abacateiro

      Nesse caso, a filotaxia é alterno-espiralada.

      ok? Um abraço!

    1. Olá Eliana!

      Isso mesmo, ráquis só ocorre em folhas compostas.

      Para saber se é ráquis ou ramo, você deve localizar as gemas de crescimento … você nunca vai encontrar gema de crescimento na ráquis, somente no ramo! Sugiro que assista o vídeo sobre Tipo de Folha, em: http://plantasdobrasil.com.br/curso-de-dendrologia/terminologia-dendrologica/folha/tipo-de-folha/

      ok? Qualquer dúvida estou sempre à disposição. Um abraço!

  1. Amei esta aula!!! Muito esclarecedora!!! Quando entro no mato enlouqueço querendo saber o nome de todas as plantas…Muitas delas já identifiquei por aqui….Obrigada Daniel!!!

    1. Olá Gabriel!
      Me parece que você está confundindo …
      Imparipinada é uma folha composta pinada, com folíolos em número ímpar, onde há presença de um folíolo terminal ou subterminal (Clique aqui e veja os Tipos de Folha)… quando você diz: “elas seriam opostas e no final (com os três folíolos) seriam verticiladas??”, eu imagino que você esteja se referindo a uma folha tipo a aroeira (Myracrodruon urundeuva), confere?
      Myracrodruon urundeuva

      Observe que nesse caso, os folíolos é que são opostos e não as folhas … e tem sim um folíolo terminal, mas ele faz parte da folha como um todo.
      Nas folhas compostas imparipinadas, os FOLÍOLOS podem ser OPOSTOS, como nesse exemplo acima da aroeira, mas também podem ser ALTERNOS como, por exemplo, no jacarandá-branco Machaerium paraguariense:
      Machaerium paraguariense

      ok?
      À disposição. Abraço!

    1. Olá Daniela! Isso mesmo, a maior parte das lauráceas apresentam folhas alterno-espiraladas. Quando uma folha alterna não é congesta ou dística, subentende-se que seja espiralada. ok? À disposição. Abraço!

:: Perguntas e Respostas :: Restou alguma dúvida? ::