A gigante Araucária
O fascínio pelas árvores é algo que me encanta desde criança, mas as gigantes são minhas paixões.
Cresci em uma área extremamente preservada de mata fechada e com uma diversidade de plantas, frutas e árvores que me projetaram a cultivar, preservar e pesquisar mais sobre elas.
Com o grande crescimento populacional e o risco de muitas espécies sumirem do nosso cotidiano, nada mais útil e agradável do que conhecer algumas dessas árvores e aprender como preserva-las e por que não cultiva-las?
Hoje vamos falar da Araucária, uma espécie que está em risco extremo de extinção, e uma das árvores mais bonitas do nosso Brasil.
De silhueta esbelta e copa em formato característico , a Araucária Angustifólia, também conhecida popularmente como Araucária, pinheiro-do-Paraná, pinheiro, pinheiro-brasileiro, cori, pinheiro-caiová, entre outros, é uma espécie que pode atingir 50 metros de comprimento e dependendo a idade, mais de 2 metros de diâmetro. Atinge a maturidade entre 10 e 15 anos, e tem vida útil por mais de 200 anos.
Predominante no Brasil, a maior área de preservação desta conífera, se concentra no Paraná , podendo ocorrer de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, e em menor número em países como Argentina e Paraguai.
E quem nunca ouviu falar nas sementes desta árvore, que produz pinhas cheias de pinhão que nos alimenta De Abril até Julho?
O pinhão é utilizado além do consumo humano, em artesanatos e alimento nutritivo aos animais pois é rica em amido e aminoácidos. Podemos citar entre os disseminadores da espécie, gralhas, papagaios, tucanos, macacos…Mas sem dúvidas o maior deles é a Cutia, que tem o costume de enterrar as sementes para comer depois e acaba esquecendo.
Apesar de imaginarmos que o homem seria o responsável lógico pela preservação e manutenção desta árvore, infelizmente foi quem causou sua triste colocação na lista de espécies em perigo crítico, um tipo de código vermelho.
Com o desmatamento, as queimadas e a falta de manejo, hoje em dia só visualizamos uma Araucária, pela TV, fotos ou se dermos a sorte de morar em regiões onde elas ainda persistem.
A conscientização a favor da preservação e reflorestamento da espécie, além de evitar a extinção de muitos animais também irá favorecer outras árvores que direta ou indiretamente dependem dela, como algumas canelas, imbuia e até o xaxim.
Bom, já deu pra conhecer um pouco mais dessa gigante frondosa, que também pode ser usada para ornamentar ambientes. Agora vamos para alguns fatos curiosos e de cunho popular, já que cientificamente ainda não concluíram uma história e padrões para a bela Araucária Angustifólia.
Estou morando a dois anos, em um sítio no Planalto Norte de Santa Catarina, e tenho o prazer de conviver com esta espécie bem de perto, e além de cultivar, plantar e consumir as sementes também descobri algumas formas de uso que nem sempre estão nos papeis.
Suas folhas e galhos secos, que ficam parecendo espinhos, servem para dar um “start” no fogo, aqui usam muito no fogão a lenha e nas churrasqueiras, mas por precaução, usar com moderação, pois o mesmo tem muita resina e pode danificar alguns materiais.
Para uma árvore dar frutos, precisa ter um macho e uma fêmea próximos uma da outra, a diferença na fase adulta se nota pela aparência do casal, o macho sempre “descabelado”, com a ponta dos galhos retas ou caídas pra baixo e sem saber direito por onde levar os galhos, já a fêmea sempre viçosa, galhos harmoniosos e com a copa voltada para cima, esperando para ser polinizada.
A madeira, muito cobiçada para a fabricação de moveis rústicos, também é usada na saúde, o nó do tronco vira remédio na mão de quem conhece suas propriedades.
E quando em fase jovem, é usado em muitas casas, como Pinheirinho de Natal.
Juliana Espindola é Técnica e Gestora Ambiental.
Produtora Rural no Sitio Verde.
Boa noite! Estou cultivando algumas mudas de araucária no leste de Minas. Mas algumas estão secando folhas e galhos. Acho que é por causa do clima daqui que é meio quente. Vc sabe o motivo?
Provavelmente o calor e a falta de água. Quando as mudas ainda sao pequenas e o clima nao for o mais propicio, tem que ser cultivado a meia sombra, tanto para ela ir se adaptando a temperatura local quanto para preservar a muda ate que atinja uma idade que esteja forte.
Tem tbm os fatores de qualidade do solo, como deficiencia de alguns nutrientes, a terra estar contaminada por aluminio que pode ser corrigido com o calcario para regular o ph, dependendo o tamanho das mudas, estar em profundidade correta para cada porte, nao deve plantar as mudas muito proximas ou tbm ser por causa de uma infinidade de fungos. A terra deve ter ainda uma boa drenagem na fase inicial e jovem . Analise algumas dessas questões e veja se cabe ai alguma solucao.
Espero ter ajudado.
Juliana
Obrigado pelas dicas. Não são todas as mudas que tiveram esse problema. Vou separa-las e ver no que vai dar. Lindas essas árvores mas por aqui são raras. Adorei seu post
Juliana, muito bom seu artigo, está de parabéns!! Porém falaste que as araucárias precisam de um macho e fêmea para dar frutos, desta forma as araucárias são pertencentes as Gimnospermas, deste modo, não formam frutos, apenas sementes. Não apresentam flores, sendo característica evolutiva das Angiospermas. No caso a pinha é a estrutura reprodutiva feminina e os pinhões são as sementes. Grande abraço
Sou de Ribeirão Preto-SP
Cidade muito quente, verão quarenta graus.
Comprei pinhão e minha mãe plantou em 4 vasinhos e os quatro nasceram.
Estão com mais ou menos 5 cms, mais lindos, verdes e crescendo.
Tenho uma área que pretendo plantá-los e espero que possam se acostumar com o calor e crescerem fortes.
Infelizmente o calor aqui em Ribeirão Preto é acima dos 35 graus e um sol forte e todas as 4 assim que plantei pouco tempo depois começaram a secar.Joguei agua todos os dias, mas acho que nao aguentaram o sol forte da cidade e as 4 morreram, infelizmente!!
Tenho 2mil araucarias em meu bosque. Estou desenvolvendo um.projetonpara preserva las. Todos me chamaram de.louca quando comprei essa area ppis é um arvore que naonpode ser tirada e eu comprei por esse motivo. Preservar. Tenho dificuldade em construir entre elas mas nao troco minha floresta por nada feito de cimento e asfalto.
caramba que legal a sua atitude Ariadne! é possível visitar esta área? onde fica? abraço e parabéns novamente!
Bom dia
Eu moro em Muriqui Mangaratiba.
Fui em julho de 2019 a Visconde de Mauá e achei uma pinha caída e trouxe comigo.
Plantei 25 sementes e todas brotaram. Hj estão com 6 meses medindo entre 40 e 60 centímetros. São meus xodós.
Só estou esperando um momento e local para plantar Las e assim introduzir essas magníficas árvores em minha região.
Adorei sua matéria
Tenho um monte delas.no.meu imovel umas 400 mais ou menos, sao top…
TENHO 22 MUDAS DE ARAUCARIA. SOU DE GOIANIA. ACHO QUE ELAS IRAO SE ADAPTAREM POR AQUI. POIS JA VI ALGUMAS JA COM 5 METROS DE ALTURA E PARECEM BEM ADAPTADAS. EMBORA UMA DELAS NOTEI QUE TEM ALGUNS GALHOS SECOS. TB VI ALGUMAS ADULTAS LA EM BRASILIA DF E OUTRAS EM CRISTALINA GO, EMBORA CRISTALINA É SEMPRE 5 GRAUS MAIS AMENA QUE GOIANIA.
Olá Paulo Cesar tudo bem? Gostaria de adquirir muda de Pinheiro de Araucaria, vc ainda tem alguma muda? Tb sou de Goiânia.
BOM DIA TENHO UMAS MUDAS AQUI EM GOIANIA GO. IREI PLANTA-LAS POR AQUI MESMO POIS JA VI ALGUMAS ADULTAS NA REGIAO, CREIO QUE ELAS IRAO SE ADAPTAREM TB. AQUI ESTA A 760M DE ALTITUDE
Tenho e mudas. Depois que seca a ponta de um galho, ela se recupera e brota de novo, ou devo cortar a ponta do galho?
Bom dia. Duas das minhas mudas de 1 ano tiveram esse problema, eu cortei os galhos e deixei apenas o tronco, também retirei as folhas secas e as duas se recuperaram. Acredito que isso salvou as duas mudas.
Sou de Cambé, região de Londrina-PR. Na cidade tem várias araucarias nativas e onde tem sempre valoriza o imóvel.
Estou com várias mudas que plantei e vou plantá-las em frente de casa, pois tem a praça da igreja com um belo jardim.
Obs. Fiz a correção do substrato do vaso com fertilizante e calcário, um bom dreno, agora estão crescendo bem felizes.
Bom dia! é possível utilizar os galhos e folhas secas para compostagem e substrato de plantas? triturando -os para redução de volume.
Que imersão maravilhosa no mundo da gigante Araucária! Seu artigo sobre esta espécie majestosa é informativo e inspirador. A forma como detalhou a sua história, características únicas e importância ecológica é simplesmente fascinante.
A riqueza de detalhes e a paixão que você transmite ao descrever a Araucária não apenas educa o leitor, mas também gera uma apreciação mais profunda por esta espécie icônica. A inclusão de anedotas e curiosidades dá um toque charmoso, tornando a leitura ainda mais envolvente.
Além disso, agradeço como você abordou tanto o aspecto científico quanto o cultural, conectando a Araucária com a história e a identidade da região. Esta abordagem abrangente adiciona profundidade e relevância ao artigo.
Em suma, sua contribuição é um testemunho apaixonado da grandeza da Araucária e serve como um convite para explorar e preservar esta espécie única. Parabéns por oferecer um olhar tão abrangente e cativante sobre esse gigante da natureza!